Núcleo - A casa do livro Núcleo Sound - A loja da música
Lista de Compras
A sua lista de compras
A sua Conta | Lista de Compras | Finalizar
 
Categorias
Formação e Educação Cristã
Eventos
Produção Gráfica
Calvino de A a Z (9798573679228)

Calvino de A a Z

Calvino de A a Z

Autor: Hermisten Costa
Editor: Vida
Tamanho: 14x21
Páginas: 344

Categoria: Edificação / Estudo teológico

Muitas obras trazem comentários e alusões sobre a vida e os escritos de vários teólogos. No entanto, certamente é ainda mais enriquecedor recorrer à própria fonte que tem inspirado esses registros.

Esse é o objetivo de Calvino - de A a Z, obra cuidadosamente elaborada para todos os interessados em conhecer melhor o pensamento do grande reformador. Você terá acesso a cerca de 1 400 citações do próprio Calvino, distribuídas em mais de 200 verbetes, formando uma coletânea riquíssima de conceitos que fizeram e ainda fazem a história da Igreja.

Dentre os reformadores do século 16, João Calvino destaca-se como grande idealizador e sistematizador do pensamento teológico da Reforma. Avaliar seus pressupostos e idéias tais como ele as formulou é de particular relevância nos dias atuais, para confrontá-los com nossas próprias interpretações e redescobrir nossa identidade e vocação como herdeiros da Reforma.

Autor

Hermisten Costa é pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer, Osasco, SP. Mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, é coordenador e professor do Departamento de Teologia Sistemática no Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição, SP. Leciona também na Faculdade de Teologia do Centro Universitário de Maringá e na Escola Superior de Teologia da Universidade Mackenzie. Ele é casado com Eliana e pai de dois filhos.


Leia um trecho do livro:

Prefácio  
 
João Calvino. o teólogo da Palavra e do Espírito  
 
A formação de Calvino  
A conversão de Calvino  
Calvino como humanista  
A autoridade interna das Escrituras  
O balbuciar de Deus e o testemunho do Espírito  
Discípulo da Escritura na escola do Espírito  
A Escritura à luz da Escritura  
Teologia: um comentário das Escrituras  
A brevidade e a clareza necessárias  
Conhecer para viver  
A responsabilidade dos pastores  
A oração e a interpretação bíblica  
Momentos finais de sua existência  
Calvino &. calvinismo: anotações finais  
Cronologia  
 
Notas  
Bibliografia

 
 
João Calvino, o teólogo da Palavra e do Espírito 
 
Ele viveu cinqüenta e quatro anos, dez meses, e dezessete dias, e dedicou metade de sua vida ao sagrado ministério. Ele tinha estatura mediana; a aparência sombria e pálida; os olhos eram brilhante até mesmo na morte, expressando a agudez da sua compreensão. 
Theodore Beza
 
 
Eu poderia feliz e proveitosamente assentar-me e passar o resto de minha vida somente com Calvino. 
Carta de Karl Barth ao amigo Eduard Thurneysen, escrita em 8 de junho de 1922.
 
 
Calvino, falando das diversas calúnias que levantavam contra ele, partindo, inclusive, de falsos irmãos, diz:
 
 
Só porque afirmo e mantenho que o mundo é dirigido e governado pela secreta providência de Deus, uma multidão de homens presunçosos se ergue contra mim alegando que apresento Deus como sendo o autor do pecado. [...] Outros tudo fazem para destruir o eterno propósito divino da predestinação, pelo qual Deus distingue entre os réprobos e os eleitos.
 
 
O que nos chama a atenção na aproximação bíblica de Calvino é, primeiramente, o seu amplo e em geral preciso conhecimento dos clássicos da exegese bíblica, os quais cita com abundância, especialmente Crisóstomo, Agostinho e Bernardo de Claraval. Outro aspecto é o domínio de algumas das principais obras dos teólogos protestantes contemporâneos, tais como Melanchton – a quem considerava um homem de “incomparável conhecimento nos mais elevados ramos da literatura, profunda piedade e outros dons [e que por isso] merece ser recordado por todas as épocas" –, Bucer e Bullinger. Contudo, o mais fascinante é o fato de que ele, mesmo se valendo dos clássicos – o que, aliás, nunca escondeu –, conseguiu seguir um caminho por vezes diferente, buscando na própria Escritura o sentido específico do texto: a Escritura interpretando-se a si mesma.
 
Escapar de um clichê histórico-teológico é especialmente difícil. Para que possamos ter uma visão mais clara da perspectiva de Calvino a respeito das Escrituras, precisamos refletir um pouco sobre a sua forma de aproximação da Bíblia; assim, poderemos entender a sua visão hermenêutica e exegética. Comecemos do início.
 
 
A formação de Calvino
 
 
João Calvino nasceu em 10 de julho de 1509, em Noyon, Picardia, sendo possivelmente o segundo filho de uma família de cinco irmãos. Seu pai, Gérard Cauvin, era de origem humilde; sua mãe, Jeanne Lefranc, uma senhora piedosa proveniente de família abastada, morreu quando Calvino tinha uns 5 ou 6 anos. Como Gérard era secretário apostólico e Charles de Hangest – bispo de Noyon, de 1501 a 1525 – e procurador fiscal do município, a sua família mantinha íntimas relações com as famílias nobres da região, sendo ele próprio um ambicioso visionário que procurou encaminhar a educação de seus filhos da melhor maneira possível, usando dos meios e recursos de que dispunha. Em maio de 1521, ainda criança, Calvino recebeu um benefício eclesiástico na catedral, o que ajudaria a custear as despesas de sua educação. 
Foi, no entanto, com as crianças da nobre família de Hangest que Calvino recebeu suas primeiras lições. Por decorrência, Calvino adquiriu os modos refinados próprios da nobreza, que o permitiram posteriormente transitar em todos os meios sociais com polidez. Entre os seus amigos de infância, destaca-se Claude de Hangest (Mommor), que se tornaria abade de St. Eloi, em Noyon. Além de professores particulares, Calvino estudou na mesma escola dos filhos dos nobres de sua cidade, o Colégio de Capeto.
 
Posteriormente, acompanhado de alguns amigos, filhos de nobres de sua terra natal, foi para Paris, onde recebeu seu treinamento para o sacerdócio, estudando alguns meses no Collège de la Marche, em 1523, tendo como mestre o grande humanista Maturinus Corderius. Depois, foi para uma escola menos requintada em seus costumes e mais dura em sua disciplina, de orientação escolástica: Collège de Montaigu – por onde também passaram Erasmo de Roterdã e Rabelais –, em 1524, estudando sob a direção de um mestre espanhol grandemente competente, Antonio Coronel, com quem Calvino fez muitos progressos, destacando-se entre os seus colegas no estudo da gramática. Neste período, Calvino foi também, ao que parece, bastante influenciado por outro de seus professores, que havia retornado a Montaigu em 1525, o escocês John Major (ou Mair). Major “tinha ligações com a Irmandade da Vida em Comum” e foi quem instruiu Calvino na filosofia e na lógica medieval, bem como na teologia bíblica e patrística.
 
Em 1528, depois de Calvino haver concluído o curso de Artes, dá-se algo inusitado; por causa de uma disputa com os clérigos de Noyon – assunto ainda não esclarecido satisfatoriamente –, seu pai resolveu enviá-lo para a conceituada e concorrida universidade de Orléans, onde Calvino se dedicaria ao estudo de Direito, sob a influência do conceituado jurista Pierre L’Étoile, cognominado o rei da jurisprudência e príncipe dos juristas. Calvino tornou-se bacharel em Direito (licencié ès lois) em 14 de fevereiro de 1531. Porém, como resolveu deixar a universidade antes de completar seus estudos, a academia, em reconhecimento aos seus serviços prestados e por voto unânime de seus professores, resolveu conferir-lhe o grau de doutor em Direito, sem cobrar-lhe as taxas habituais; no entanto, não há consenso sobre se Calvino aceitou ou não o título. Dali, ele foi para Bourges certamente atraído pelo famoso humanista e mestre de Direito, o italiano Andrea Alciati, “um jurista de primeira linha, teórico da soberania do Príncipe”. Na já famosa Universidade de Bourges, fundada em 1463 por Luís XI, estudaria com Alciati e Melchior Wolmar, a quem conhecera em Orléans.



Vários :
Enviar um email a um amigo
[ Pedir informações detalhadas sobre este produto... ]
    
Preparado para encomendar?

O nosso preço: €21.70

Não existe de momento


Produtos Relacionados :
  • Todos > Livros > estudo bíblico
  • Todos > Livros > teologia

  • Artigos em Destaque
    Recomendamos